quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Memória descritiva 3D alterções


Proponente:Daniel Gonçalves Brites
Produto: Modelação da Capela em 3D
A modelação em 3D vem no fundo ser mais uma complemento para enriquecer o registo do património existente em Caparrosinha. A importância deste ponto reside no facto de dar mote a este tipo de registo na povoação, no âmbito do património local, e como está a iniciar espera se que estimule outros a continuar.
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Para começar é necessário ter em conta os pontos de referência, na povoação, isto é algo em comum, algo que seja presado, respeitado e claro que faça parte do património local. De todos os edifícios escolhi a capela local para modelar em 3D.
Para fazer a modelação de algo real, é necessário repeitar o que temos na realidade e transportar para o 3D, isto é, desde recrear à escala, não podem faltar os detalhes, e claro não se pode acrescentar o que não existe, sendo assim um trabalho exigente, que requer empanho e muita atenção. Logo antes de iniciar a modelação em 3D é perciso fazer um levantamento fotográfico, fazer um mapeamento, e em caso de não haver planta, ou possibilidade de aceder a ela, é necessario tirar medidas, isto só por si não vai fazer a modelação mas tem uma grande importância para partir para a modelação.
Após a modelação será feito um pequeno vídeo (render), em que a câmara circunda o edifício, o vídeo será colocado no site como complemento.
O programa usado para a realização do trabalho será o blender 2.49, a escolha deste programa tem base mas seguintes razões: Ser gratuito, e dai não acarretar problemas com direitos de autor, além disso foi o software com o qual aprendemos a lidar.
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